terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Coleta do Papanicolau

Para que vocês não se sintam perdidas ou em dúvidas, quanto a exames a serem realizados e como são feitos, estarei aqui sempre para tirar suas dúvidas e poder ajudá-las sempre que for possivel.
Hoje, começaremos com um exame que é bem divulgado, mas que, muitas mulheres tem dúvidas ou mesmo vergonha do procedimento, que é a COLETA DO PAPANICOLAU ou como também é chamado CITOPATOLÓGICO.

O QUE É O PAPANICOLAU?
Papanicolau ou Citopatológico é um teste que examina as células coletadas do colo do útero. O objetivo do exame é detectar células cancerosas ou anormais. O Exame pode também identificar condições não cancerosas como infecção ou inflamação. O nome do teste refere-se ao nome do seu criador, o médico greco-americano George Papanicolaou. 
É um exame que pode ser colhido por um médico ginecologista, obstetra, por um enfermeiro ou por um profissional técnico de enfermagem com curso de coleta e treinamento. Esse procedimento pode ser realizado no consultorio médico, não precisa de anestesia e não é feito nenhum tipo de corte no corpo. É realizado nas Unidades Básicas de Saúde ou Postinhos de bairro, clínicas públicas e particulares.
Este exame é necessário para a prevenção do Cancer do Colo do Útero*.
O Colo é a parte inferior do útero que o conecta à vagina, ele se localiza no fundo do canal vaginal. O colo produz muco que durante uma relação sexual ajuda o esperma a mover-se da vagina para o útero. Na menstruação o sangue flui do útero através do colo até a vagina, de onde sai do corpo. No período de gravidez o colo fica completamente fechado. Durante o parto o colo se abre e o bebê passa através dele até a vagina.

QUEM PODE FAZER O PAPANICOLAU?
Toda mulher deve fazer o exame preventivo de câncer de colo do útero (Papanicolau) a partir da primeira relação sexual ou após os 18 anos. Mas a  faixa etária prioritária para a detecção precoce do câncer do colo do útero é dos 35 aos 49 anos de idade.

COMO É FEITA A COLETA DO PAPANICOLAU?
A mulher é colocada numa cama, apoiando os pés num suporte, deixando as pernas abertas para melhor vizualização do canal vaginal, essa posição é chamada pelos profissionais de Posição Ginecológica.
O profissional introduz um aparelho que se chama Espéculo, para poder vizualizar o colo do útero.
Colo do Útero
Posição Ginecológica



A mulher sente um pouco de incômodo durante a colocação do espéculo, mas não causa dor e nem ferimentos. Então é colhido o material da entrada do colo do útero e colocado em uma lâmina, que é devidamente identificada e enviada ao laboratório.

MATERIAL UTILIZADO
O material usado para a coleta é descartável.
- 1 espéculo                                      
- 1 espátula de Ayres
- 1 escovinha
- Luvas de procedimento
- Lâmina para colocar o material coletado                     

QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA COLETA DO PAPANICOLAU?
> A mulher deve fazer este exame quando não estiver menstruando. O melhor período é entre o 10º e 20º dia após o primeiro dia da menstruação.
> 2 dias antes do exame a mulher deve evitar piscina e banheiras, duchas vaginais, tampões, desodorantes ou medicamentos vaginais, espermicidas e cremes vaginais (a menos que seu médico recomende explicitamente).
> A mulher deve também evitar relações sexuais por no mínimo 3 dias antes do exame.

Após o exame, a mulher pode voltar a suas atividade normais imediatamente.
A recomendação é que se repita esse exame anualmente, então não deixe de ir.
Cuide da sua saúde.
Quaisquer dúvidas, podem ser esclarecidas, enviando sua pergunta para o meu e-mail que é rosalopes_ma@hotmail.com ou deixe seu comentário, bjs até a próxima...

Um comentário:

  1. muito obrigada pelos esclarecimentos agora gostaria de saber sobre como faço pra saber se sou diabetico?

    ResponderExcluir